Olhei em volta. Consumiu-me a sombra da solidão, o desejo incontrolável de ter ali alguém! As cadeiras vazias, onde antes estiveram, as vozes que eu antes ouvira, os risos. Despediram-se com um bom natal e foram, desapareceram. Saltaram da cadeira com um sorriso na cara e a cadeira caiu. Fez um estrondo e não se mexeu mais. Acenei feliz e depois a imagem foi-se. Fiquei só eu e a cadeira, eu e a ausência de vida, a cadeira deitada no chão. Só restava eu olhando para as minhas mãos, fazendo figuras com os dedos, mordendo o lábio, enrolando o cabelo, sei lá, o que as pessoas fazem quando estão sós e não têm um telemóvel. Se tivesse um, com bateria, mexeria nele como toda a gente, sempre nas mesmas teclas, a fechá-lo rápido quando sem querer carrego na internet. Fico então a olhar para as mãos: esquerda, direita, esquerda, direita. Bom Natal, sou interrompida. Igualmente, stor, respondo. E regresso ao meu mundo, corro pelas escadas abaixo, procuro alguém. Procuro companhia, porque não quero ficar sozinha. Ouço os elogios de todos aqueles que gostaram da Marta (a juíza) e da festa. Elogios daqueles que gostaram do teatro e que, sem saberem, me fizeram TÃO, TÃO, feliz! E cada pessoa que encontro é uma presente, um grande presente. E permaneço, assim, incontactável e à espera que me venham buscar. Sentada nas escadas fúnebres e tristes, ausentes. Sentada nas escadas duras e frias. Nas paredes e nas janelas "boas festas", "bom natal", "bom ano novo", "finalmente férias". E eu escrevo também. Marcas da vida, marcas da presença. E eu nas escadas geladas, a chuva a cair tão pálida lá fora, cubos de gelo "bastante aguados", como o desenho de E.V.. Sons a ecoarem na minha mente, sons da Marta, sons das aulas, das pessoas, sons dos aplausos e dos ensaios furados. Sonhos e lembranças dos melhores momentos. E eu à espera. Tão doloroso, tão triste! Horas antes, fomos, muito caladinhos, até à sala e, sem ninguém saber, lá ligamos a internet do computador... "google", "youtube", curiosos para ver a implosão do bairro do Aleixo. Rimo-nos tanto, tão mauzinhos a ver explosões. E depois vimos os classificados para a Liga Europa. Passou o stor de ciências pela porta, olhou e não disse nada. Desligámos a correr e descemos as escadas.
Mas, de repente, olhei para o lado e ao meu lado apenas estava o corrimão, nada deles. Como é impressionante: o que há num momento morre no momento a seguir!
Lembro-me então da JG a correr, a entrar antes do tempo. Lembro-me deles a jogar futebol, lembro-me da stora de informática a gritar-me, dizendo-me que hoje não tenho paciência para as tuas palhaçadas, e lembro-me de cantar "All I want for Christmas is you" em inglês, e da RP fracturar não sei o quê na mão e eu sublinhar as folhas de história com as duas mãos. E lembro-me de ciências, de e.v., de gozar com tudo. Da festa de Natal, das luzes de discoteca, connosco a dançar lá pelo meio, e do "We are the world". Lembro-me de tanta coisa, mas quando olhei em frente, as luzes que via transformaram-se nas luzes dos carros e dos candeeiros, lá fora, na rua, deformados pelo vidro molhado da chuva. Nada de festa, nada de música.
E a mãe chega. Lá vou eu, olho para trás e vejo o lugar onde FUI FELIZ. Olho para trás e não, nada se transforma. Continuo a ver o lugar onde fui feliz, e continuo a imaginar as pessoas e a lembrar os momentos. Continua tudo igual: os professores secas e os professores in, a fila do almoço, o bar repleto de gomas, a RP ali ao lado sempre a "mandar vir", o nosso gozo constante, o recreio. Continua tudo igual: eu continuarei a arranjar o cabelo com as mãos molhadas, a pegar-me com a stora. Continuares a jogar jogos nas aulas de TIC, continuaremos a ver filmes em história, e continuará tudo igual. Espero EU. E sabem? Eu espero mesmo, espero eternamente.
40 comentários:
o que fizeste na tua festa? :D
um teatro e duas atuações de dança :)
vilã no teatro (para variar) ... era um julgamente "quem roubou o natal?" estava demais, cada testemunha mais engraçada que a outra, e eu era a juíza que no fim é quem rouba
foi uma comédia, basicamente e toda a gente adorou
e depois foi uma coreografia de tango e uma de cha cha cha
*julgamento
desde que descobriram aquela tua forma tão idêntica senão igual de representar a joana santos, ou seja, de representar uma vilã, ... "já foste" xD
eras a personagem principal então (a)
gosto de representar, agora dançar? não gosto mesmo nada! :o
"já fui" completamente!!
basicamente... durante o teatro não parecia, embora eu falasse várias vezes porque tinha de dirigir a audiência, mas no fim as atenções viraram-se para mim xD
Representar é a minha paixão a 100%, dançar foi apenas por causa da festa, tínhamos de fazer uma atuação e fizemos. o tango relaxa-me, é muito o meu estilo... sinceramente, gostei muito da experiência, já o chachacha, mais ou menos... "desenrasquei" bem xD!
ahahahah :D
mas tipo, tu eras a juíza, e como é que no fim descobriram que afinal eras tu a culpada? :o
eu também acho altamente o facto de nos podermos "transformar" noutras pessoas, é fascinante *.*
ainda me lembro de nas peças que fazia na escola ser sempre a personagem principal ou, quando se tratava duma história que tinha de ser lida quase como se estivessemos mesmo lá, ser a narradora ahahah
dançar e eu ... puff ... não nos damos mesmo nada bem ahahah
Ao longo do teatro foram-se dando pistas de que era eu: meia estatura, loira, e tinha apenas um brinco. depois no fim a polícia recupera as câmaras de vigilância que EU tentei destruir sem sucesso e vê-se que sou eu.
Sim... representar para mim é precisamente uma arte, uma arte de controlar a personalidade, de usar essa capacidade para criar histórias, representar é a arte de sermos nós próprios através de uma personalidade completamente diferente, a arte de viver em mundos à parte, a arte de espalhar o nosso EU por aí, a arte de "fingir"... representar? Representar não é nada parecido com o que hoje em dia se faz disso...
e não percebi essa última parte do "quando se tratava de uma história que tinha de ser lida quase como se estivéssemos lá,..."
deve ter sido altamente :)
acho a arte de representar, uma arte deveras fascinante *.*
numa aula de filosofia, estivemos a interpretar um texto que tinha a ver com um rapaz que queria ser ator mas o seu pai queria que ele fosse gestor de empresas(penso eu) :o , e o rapazinho dizia isto ao pai: " ... não quero que a minha vida seja um mundo dominado pela cor do dinheiro." (...) "Apaixona-me viver a vida de muitas pessoas enquanto vivo a minha. ser ator de cinema é ser muita gente, importante, famosa, boa, má e não ser sempre eu como seria se fosse gestor. esse mundo aberto, infinitamente variado, atrai-me ..."
bem, como é que te hei-de explicar, foi uma coisa que fiz no 1º ciclo que nunca mais me esqueço porque nesse dia comecei a ficar sem voz, devido ao nervosismo, e tive que tomar pastilhas para a garganta durante a tarde toda ahahah tipo, faz de conta: eu era a narradora, e depois havia as personagens, mas tipo, elas só diziam uma frase cada uma, e eu tinha que saber tudo de cor e andava pelo palco a contar a história como se fosse a personagem principal e ia até perto das outras personagens (que curiosamente eram árvores) fazer uma ou duas perguntas a cada uma! tipo, eu tanto contava a história como participava nela, uma cena bué estranha xD
Ahahaha xD
E isso, que esse rapaz disse, CONCORDO TOTALMENTE!! Sermos nós próprios cansa, e ao representar podemos fazê-lo através de outros que são eu mesmo... é deveres impressionante, a arte de sermos nós próprios através de outro alguém, como já disse... REPRESENTAR? OH, É UMA PAIXÃO!!
* deveras
por acaso, lembrei-me logo deste texto quando falaste ali do representar :b
concordo com ele e contigo também.
deixaste-me curiosa agora ahah, com essa paixão toda aí dentro de ti, deves ser um "às" a representar ... :)
Então e como te correu a peça princesinha?? (das mázonas, claro está!!)
Que texto fantástico! e digo isto porque me identifico e penso várias vezes nisso. mas nao é tanto na escola. é de um parque lá no sitío onde moro, ou melhor, perto!
está sempre o mesmo, sempre igual. mas quando passo lá relembro a vida que antes por lá passou e sorrio. Como eu gostava que tudo voltasse. E, sem o saber, acho que espero por isso.. e bem que tenho de esperar... eternamente!! porque nada do que foi, volta a ser.
beijinhos
Ahahaha :D sinceramente não sei se sou, talvez sim, talvez não... o tempo o dirá, mas a paixão fica... se tenho jeito ou não? Ainda tenho muito que aprender...
Correu bem, ahaha!!
É... eu acho que este texto de aplica um pouco a toda a gente, acho que toda a gente já sentiu isto... alguma vez, em algum lugar!
beijinhos
podes ter jeito e muito que aprender na mesma :D
Oh, sem dúvida!!
Que está a fazer a Joana Santos?
Isso, precisamente ahaha
(sim, para mim ela tem muito jeito eheh!!)
que faria ela se descobrisse o meu blog e o que aqui se diz sobre ela? ahahah!
também acho que sim :o
ela foi evoluindo: rebelde way ... laços de sangue ... cada vez melhor :o
ahahah, pois aposto que ficaria bué tempo espantada a olhar xD
Ai a menina, ela não fez só isso ahaha olha: (isto vai dar para rir)
- Fala-me de amor
- Ilha dos amores
- Um lugar para viver
- Rebelde Way
- Cidade Despida
- Laços de Sangue
- "O que há de novo no amor?"
eu se fosse a ela não sei o que fazia ahaha!! mas a minha promessa continua de pé:
EU UM DIA VOU TOMAR UM CAFÉ COM ELA
então, e daí? já comi ananás em lata com a Luciana Abreu, por isso!!
ela participou nisso tudo ? só vi mesmo rebelde way e laços de sangue :b
tu viste isso tudo ? :ooooo
quando isso acontecer depois diz-me :) , tu em frente a ela com essa admiração toda que tens por ela ihihih
a sério ? :o
ahahaha, a foto com a Lucy :p
vê lá se não recebes um mail duma tal "@vaispagalasinês"!! porta-te bem!!
beijinhos
Participou ahahaha!!! Mas eu só vi "Um lugar para viver", "Rebelde Way" e "Laços de Sangue" !!! quando descobri que ela era a famosa "Marie" de "Um lugar para viver" parti-me a rir, porque eu já adorava essa personagem, foi o destino xD !! o resto descobri através da "TvMais" !!!
Ia ser lindo ahaha mas nós havemos de ir tomar esse café, havemos de ir...
Sim, foi num aniversário de uma amiga minha, o pai dela conhecia a Luciana e ela foi lá a casa. Nós cantamos músicas do programa dela e ela quase começou a chorar !!! e depois eu já tinha tomado o pequeno-almoço, mas ela sentou-se a comer ananás em lata enquanto nós dava autógrafos !!!
*nos
Ahahaha xD se eu tivesse o mail dela havia de ser bonito, havia...
mandava-lhe um convite para o blog, com um aviso "CUIDADO, NÃO TE ASSUSTES"
xD
ahahahah :D
quando isso acontecer, depois diz-me alguma coisa :)
ei, então também tens o autógrafo? ahahah, tiveste sorte :b
agora, quando for os teus anos, pedes à tua mãe que queres estar com a joana santos! **
Por acaso já pedi, e até tentava isso, o meu pai é vizinho de um da RTP, impossível não era, ela é portuguesa!! Mas agora está no Brasil... não dá... POR ENQUANTO!
ahahahaah :D
fazes anos em que dia ? :o
Não, mas foi nos anos de uma amiga minha, não foi no meu xD xD xD
sim, mas disseste que já tinhas pedido como eu disse, mas que agora não dava porque ela está no brasil :o , por isso é que perguntei em que dia fazias :D
Ah xD
Mas eu pedi no Natal, e no ano normal, não tinha percebido que estavas a falar do aniversário ahaha oh, era perfeito !!!
pois, ela agora está no brasil... MUITO MUITO INFELIZMENTE!!
olha, tens msn?
imagina tu, no teu dia de anos, toda descontraída, e a tua mãe dizia, vamos ali tomar café e tal, e tu chegavas lá e aparecia-te a joana santos à frente, .... jazuuuuuus, até te imagino (a) , toda contente, a fazer-lhe perguntas e tal e depois no fim a abraçar a tua mãe e tal ahhahah :b
a fazer o quê? outra novela ? :o
siim, why ? :D
Aahaha ia ser lindo :) mas eu nunca fico histérica, nem nada! Eu ficava tipo, "ai, não acredito". Cumprimentava-a como uma pessoa civilizada ahaha oferecia-lhe o café e fazia-lhe sim, perguntas. Ah, e era sincera, se não gostasse de algum trabalho dela dizia. Eu nunca a critico, mas se criticasse não ia para lá dizer que adorava, era sincera. Ah, tirávamos uma foto ahaha! E era só, eu sou uma pessoa calma -.- zen... ahaha´
É uma novela, aliás, um remake... "Dancin Days", sabes qual é?
Para me dares, assim podemos falar por lá ;)
eu não disse que ias ficar histéria, mas acredito que com um brilhozinho nos olhos sim *.*
sinceridade, siiiim :)
depois pegavas na foto e punhas no teu quarto junto com os posters ahahah
zen? quié isso? :o
não, nunca ouvi falar :o
o meu mail é aquele para o qual mandaste convite :o , ainda o tens ou queres que mande outra vez no chat do face?
Ahahahaha :D
Era no gozo... zen=calma
Ahaha mas vai dar para o ano e tu VAIS ver... ahaha estou a brincar xD
não, já não tenho... manda-me por favor
bjs
zen= calma ahahha
estás te a referir ao remake... "Dancin Days" ? :D
queres que mande aqui e não aceitas ou no chat do face à IM ? :o
Sim :D
manda aqui, não te preocupes que eu apago :)
por acaso quando me falaste fui ver e encontrei isto:
http://aeiou.activa.pt/tv/programas/2011/09/05/joana-santos-no-remake-de-dancin-days
:D
Oh, obrigada :D já vou ver !!
(quando adicionares diz, porque o meu msn pica-se às vezes e posso não receber o pedido xD)
Já adicionei, vai ver :)
tá :)
Enviar um comentário