domingo, 15 de janeiro de 2012

por trás da lei de Deus...




Tumblr_lrj6wyrbee1r0d8mco1_500_large


Caminham todas as noites até à igreja, tremendo de frio. Levam no bolso do casaco uma pastilha elástica e o telemóvel (caso o tenham) em silêncio. Ajoelham-se sempre com o joelho direito, sentam-se sempre nos lugares habituais, lugares que dêem para ver o seu Deus que é bom e compreensivo, repleto de luz e brancura. Rezam em surdina porque sabem que ele os ouvirá. Crêem.
Outros juntam-se aos milhares e veneram o seu deus que não se chama Deus, mas que também é bom e compreensivo. Deus, o mesmo de todos, independemente do nome, deixaria algum dia uma criança ficar sem a mãe, deixaria um inocente levar um tiro, deixaria um assassino escapar impune? Deus que é Deus existe? Pessoa que é pessoa acredita? Pergunto-me vezes sem conta que é isso do Deus, que é isso da força e dos mandamentos. Da forma como o descrevem, ganho até medo dele e rezo, pois não quero arder no inferno, não quero que mais alguém morra, nem quero sofrer na minha próxima vida. E também não quero ter o Diabo a controlar-me, o Diabo a segredar-me ao ouvido, a seguir os meus passos de arma em punho. Também a ele eu compreendo, afinal, segundo o que também dizem, ele foi expulso do Céu por querer ocupar o lugar de Deus. Mas não sabemos o resto da hstória... no entanto, sabemos que ele foi abandonado eternamente pelo Deus que dizia perdoar tudo e todos, pelo Deus que prometia ajudar os que por maus caminhos se deixavam levar! Então porque é que Ele abandonou Lúcifer? Lúcifer foi abandonado por aquele que lhe prometera eterno carinho, por aquele que o amara. Acho que Deus é um pouco a imagem da necessidade das pessoas terem algo em que acreditar, alguma razão para atribuir à sua vida. Ele não seria capaz de abandonar alguém, não compreendo. Deus, como é descrito, é mau, preconceituoso. Deus não é assim! Se alguma entidade sobrenatural realmente nos vigia não é esse Deus, com certeza! É sim, um verdadeiro Deus de amor, de compaixão. Um Deus que nos acolhe a todos no seu abraço terno e nos deixa descansar, fechar os olhos sabendo que jamais seremos abandonados. Um Deus que respeita os humanos e os animais de igual forma, um Deus que jamais acabaria com o mundo que ele próprio construira, um Deus que jamais deixaria alguém sofrer eternamente, ou permitiria qualquer tipo de maldade para com inocentes, um Deus que não deixaria a maldade reinar, um Deus fiel, amoroso, um Deus que não abandonaria ninguém, que não abandonaria Lúcifer.
Lúcifer. Lúcifer tem muito que se lhe diga. E Deus também deixa muitas pontas soltas.

6 comentários:

daniela fernandes disse...

Pensas em tudo isto, não és uma crente cega, mas aposto que depois de teres escrito isto, por fugazes momentos pediste perdão a Deus. A mim acontece-me. Eu duvido sobre estes assuntos e depois peço-lhe perdão fervorosamente.
Concordo com tudo o que tu disseste, Sofia. Deus que é Deus teria de perdoar tudo. Não deveria permitir tanta miséria no Mundo que, dizem, ele próprio criou.
Mas as pessoas precisam disto, precisam de se agarrar a algo. São ensinamentos dogmáticos que lhes são ensinados, ainda elas não andam na escola e acabam por ficar assim adormecidos. Tidos como verdade. Mas mais antes do que agora, nos temos atuais.
E depois existem os homens da igreja que lucram sempre alguma coisa. Vais à basílica de S. Pedro e à saída vais diretamente para a loja de lembranças e há lá de tudo. Até uma figura de Jesus a piscar-te o olho. AHAHAHAHA, verdade Sofia x)
beijinhos,
daniela fernandes

common courtesy disse...

ehehe, pensei nisso, mas não o fiz. e não o fiz porque sei que, se ele existir, nunca ficaria chateado...
pois :s
mas eu nada disse, sempre me deixei ensinar, até que cheguei a esta idade e me começo a questionar acerca daquilo que é tido como verdade absoluta. já não rezo à noite, não por maldade. Deus, seja ele quem for, é sempre uma parte de mim, é a parte do amor, é a parte da compaixão, e a essa parte continuo fiel. essa parte permanece em mim, essa parte é Deus e a isso chama-se acreditar. se ele existir, o que ele quer é que sejamos felizes, que encontremos a paz, que encontremos um caminho. nunca digo mal dele, respeito quem acredita, mas dentro de mim flutuam pontos de interrogação. pontos de interrogação que ele deixa em aberto para que eu possa procurar, viver, pensar e encontrar a resposta. esteja ela onde estiver.

- inkheart disse...

na catequese do meu irmão, disseram-lhe que Deus inventou o mundo só com as coisas boas do género: amor, paz, lealdade, amizade, felicidade (...) e o ser humano é que foi, ao crescer, criando as coisas más: mentira, traição, triteza, guerra (...) e que Deus não tem culpa. Deus perdoa mas não consegue fazer nada! ... e mais umas coisas que já não me lembro!

common courtesy disse...

sim, de certa forma é verdade... mas se Deus tinha tanto poder no passado, e fazia tudo, agora parece que anda como que... adormecido... !!!

- inkheart disse...

se calhar acreditou sempre na estúpida última esperança e agora, está tudo tão longe demais, que não consegue fazer mais nada!

common courtesy disse...

hum... se ele quisesse ele fazia.